Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quais cuidados devemos ter com bichinhos de pelúcia?

Quais cuidados devemos ter com bichinhos de pelúcia?
Alô Bebê
Aug. 1 - 4 min read
000

Eles são os melhores amigos dos bebês e das crianças pequenas, que muitas vezes os carregam até a adolescência — e muitos adultos ainda guardam seus favoritos. Os bichinhos de pelúcia são um brinquedo universal, vêm em todos os tamanhos, cores e formatos, prontos para ganhar o coração de todos os pequenos.

LEIA MAISDescubra como estimular a inteligência do seu bebê

Mas esses objetos que parecem inofensivos podem trazer problemas de saúde. Confira quais são os cuidados com bichinhos de pelúcia que deixarão o relacionamento entre seu filho e esses brinquedos ainda melhor.

Por que cuidar dos bichinhos de pelúcia?

Seja como objeto de decoração, seja como brinquedo, os ursinhos de pelúcia são uma preferência entre adultos e crianças. O problema é que a pelúcia em si acumula pó e muitos ácaros que causam doenças e alergias, além de prejudicarem crianças que têm asma, bronquite ou outros problemas respiratórios.

Muitos especialistas recomendam que os pais tirem os bichinhos de pelúcia do convívio de bebês e crianças com alergia porque a reação pode ser muito perigosa. A poeira acumulada é um dos agentes de atenção, mas até mesmo os pelos que se soltam do bichinho podem desencadear crises.

Como evitar esses problemas e minimizar os danos que esses brinquedos trazem para crianças alérgicas se substituição não for uma opção?

Dicas de cuidados com bichinhos de pelúcia

Estas dicas de cuidados com bichinhos de pelúcia são recomendadas especialmente para quem tem filhos alérgicos, mas podem ser seguidas por todos para prevenir doenças e problemas respiratórios.

Limpe-os com um pano úmido

O ideal é que os bichinhos de pelúcia sejam lavados de 6 em 6 meses, mas só essa manutenção não é suficiente se seu filho for alérgico. Então, algumas vezes por semana, limpe-os com um pano úmido para tirar o excesso de poeira.

LEIA MAIS  Bebê pode comer gelatina?

Procure o selo do Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é a instituição que garante que os produtos sigam todas as normas de segurança e não coloquem seu bebê em risco. Com o selo do Inmetro, você garante que o bichinho de pelúcia não tem zíperes ou botões que se soltam com facilidade ou espuma e algodão que vazam.

Se você tem um bebê, um dos primeiros cuidados com os brinquedos deve ser procurar na etiqueta se ele é recomendado para menores de 3 anos de idade.

Eleja os favoritos

Se seu filho gosta de ficar com bichinhos de pelúcia na cama ou no berço, não deixe muitos deles juntos. Escolha aqueles de que ele gosta mais para dormir e guarde os outros em prateleiras ou estantes, assim o contato direto será menor.

Troque quando puder

Um bichinho de pelúcia pode acumular mais de 300 mil ácaros por ano. Mesmo que o apego emocional seja grande, procure estimular a rotatividade e, se seu filho for alérgico, substituir os ursinhos aos poucos por outros tipos de brinquedo.

Saiba como lavá-los

Entre os cuidados com bichinhos de pelúcia, lavá-los periodicamente é o que garante a limpeza e o não acúmulo de ácaros. Quem tem filhos alérgicos precisa tomar cuidado também na escolha dos produtos utilizados na higienização, para que eles não agravem ainda mais o quadro de saúde.

Veja algumas dicas importantes para lavar os bichinhos de pelúcia:

  • Certifique-se de que eles não têm pilhas ou baterias;

  • Na máquina de lavar, selecione a opção delicada de lavagem e não use água quente;

  • Confira na etiqueta se há algum cuidado especial necessário;

  • Retire roupinhas e outros acessórios quando for lavar à mão;

  • Prefira produtos neutros e não utilize nada à base de cloro;

  • Não seque no sol, porque os ácaros se proliferam no calor; deixe-os à sombra em um local que receba vento.

Com esses cuidados com os bichinhos de pelúcia, seu filho poderá aproveitar a companhia desses amigos inseparáveis por muito mais tempo.

LEIA MAIS  - O que fazer com um bebê que morde todo mundo?

Gostou das dicas? Compartilhe este texto em suas redes sociais para que todos possam ver.


Report publication
    000

    Recomended for you