Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como é a menstruação no pós-parto

Como é a menstruação no pós-parto
Alô Bebê
Jun. 26 - 3 min read
000

Para muitas mulheres, o período de gravidez se torna uma realidade quando percebem que o ciclo menstrual já não está como de costume. Nesse texto, falaremos um pouco sobre a menstruação no pós-parto, quanto tempo ela demora para voltar, se será igual era antes ou se haverá alteração no ciclo e se há alguma mudança na amamentação por conta da menstruação.

Começando do começo

O ciclo menstrual se deve ao espessamento das mucosas nas paredes internas do útero, o endométrio, para preparar o órgão para a gravidez. Esse processo acontece mensalmente, e quando não ocorre fecundação as células endometriais se desprendem da parede uterina e causam o sangramento que conhecemos como menstruação.

LEIA MAIS  - O que fazer com um bebê que morde todo mundo?

Quando a fecundação acontece, a menstruação é interrompida e o desenvolvimento do bebê é iniciado, inchando o útero durante 9 meses. Vale ressaltar que qualquer sangramento durante a gestação deve ser comunicado ao médico e tratado com cautela, pois pode indicar complicações.

Sangramentos após a gestação

É considerado normal que, após o parto, haja sangramentos que podem durar até 40 dias, mas isso não é a menstruação retornando, é o corpo da mulher eliminando o material que revestia o útero enquanto o bebê estava na barriga. Nos primeiros dias, o fluxo de sangue é bastante intenso e tende a reduzir conforme as semanas passam.

Passado o lóquio, como é chamado esse período, o ciclo menstrual ainda demora alguns meses para retornar, pois a ovulação não volta ao seu ciclo padrão logo após o parto. A ovulação tende a reiniciar apenas quando a amamentação começa a diminuir, devido às alterações hormonais.

LEIA MAIS  - Por que manter bebês longe das telas?

Isso significa que se a mamãe optou por não amamentar é possível que o seu ciclo menstrual volte ao normal mais cedo. Enquanto durante a amamentação é possível ter o retorno do ciclo em 6 ou 8 meses, na falta dela o ciclo pode voltar logo nos primeiros meses após o parto.

Curiosidade importante sobre a ovulação

É importante lembrar que é possível engravidar poucos meses depois da gestação! A faixa mais segura após a gravidez é de aproximadamente 2 meses; então, se o casal não quiser ter surpresas, o ideal é pedir o auxílio do médico para gerenciar métodos contraceptivos.

Existem pílulas que não são tão agressivas e podem ser usadas mesmo durante a amamentação; geralmente a base de progesterona e mesmo sendo mais fracas, ainda são capazes de prevenir uma gestação. Mas o aviso nunca é demais: principalmente durante essa época, é importante ter acompanhamento médico antes de tomar qualquer decisão em relação a medicamentos.

E mesmo que a libido possa diminuir após o parto, é possível ter relações sexuais. No entanto, devido à gestação, à existência ou à propensão de cólicas, algumas posições podem ser mais desconfortáveis do que outras.

LEIA MAISPor que o umbigo normalmente fica saltado durante a gestação?

Ainda tem alguma dúvida sobre a menstruação no pós-parto? Se você gostou do conteúdo e conhece uma mamãe recente que gostaria de saber mais sobre o assunto, compartilhe este texto nas redes sociais e nos diga o que achou.


Report publication
    000

    Recomended for you