Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como ensinar a criança a usar o banheiro?

Como ensinar a criança a usar o banheiro?
Alô Bebê
Feb. 16 - 4 min read
000

O processo de retirada das fraldas é uma fase cheia de etapas variadas. Além do controle do xixi e do cocô, existe um aprendizado pelo qual a criança precisa passar: usar o vaso sanitário. Veja bem que não há nada de natural nisso, por isso é preciso ensinar com calma e paciência a criança a usar o banheiro.

Por onde começar?

Pelo penico ou troninho. Ele é uma espécie de vaso em miniatura e pode ser transportado e lavado. Usando o penico, a criança vê de perto o cocô e o xixi, aprende a jogar o conteúdo no vaso e dar descarga. Vai, portanto, se familiarizando.

Penico tem pinta de brinquedo, é pequeno, não faz barulho e é amigável — alguns modelo até tocam musiquinha. Em pouco tempo, a criança vai crescer e não vai mais caber no troninho. Além disso, na escola, na casa dos avós e nos outros locais que vocês frequentam não deve ter penicos disponíveis (além do que é estranho e não muito higiênico usar um alheio). Por isso é importante ensinar a criança a usar o banheiro.

Compre um penico simpático e leve a criança para visitá-lo de tempos em tempos. Ofereça para experimentar, fazer xixi lá, talvez até o cocô. É legal se o penico já ficar no banheiro para a criança se acostumar com o ambiente e com os procedimentos. Vá explicando que o penico é só dela, que é coisa de criança grande que deixou de ser bebê.

Sempre que seu filho acertar o uso do penico, elogie! Faça festa. Se pedir para usar e errar, faça festa também. Se o xixi escapar antes de chegar ao penico, acontece. Não brigue e nem perca a paciência. Lembre a criança que o troninho está ali justamente para essa finalidade.

Hora do vaso

Passada essa etapa, o penico sai de cena e o vaso sanitário é o novo parceiro. Pode ser um pouco assustador para a criança. A privada é alta, ela mal alcança e, quando senta, os pés ficam balançando. O vaso é gelado e faz um barulhão depois, a descarga, e ainda leva embora o xixi e o cocô que seu pequeno se empenhou tanto em fazer.

Deixe ele ver o pai ou a mãe sentados, usando o banheiro, para que seja algo natural. Comente como a descarga é poderosa e importante.

Vale ter um assento redutor para os primeiros dias, porque as crianças podem ter medo de cair no buracão do vaso. E, assim que ele estiver dominando o sentar, fazer o que precisa ser feito, se limpar, levantar, dar descarga e lavar as mãos, é tempo de ensinar que, no Brasil, os meninos fazem xixi de pé.

Limpe as crianças sempre de frente para trás, para que não sobre resquícios de fezes perto do pênis ou da vagina. As bactérias são cruéis e podem causar infecção. Os meninos vão se limpar sozinhos em breve quando fizerem cocô e as meninas, quando fizerem xixi e cocô. Ou seja, é preciso aprender logo e certo.

Quando a gente ensina direitinho, todo mundo aprende. O mesmo vale para as suas relações. Curtiu esse conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais. Assim todo mundo vai saber como ajudar uma criança que cresceu e agora está aprendendo a usar o banheiro.


Report publication
    000

    Recomended for you