Como preparar o corpo para a gravidez?
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Como preparar o corpo para a gravidez?

O tempo anterior à gravidez é tão importante para a mulher quanto o que passa durante. Calma, a gente explica. O período que antecede a gestação é de preparação do corpo, da cabeça e do coração para receber da melhor forma um bebêzinho que vai precisar de 9 meses para se formar.

Por isso, cuidar bem desse tempo, se conhecer, se respeitar e se planejar são ótimas medidas. Além de facilitar a concepção, favorece uma gestação tranquila e sem intercorrências.

Chegou o momento. Decido que é tempo de ter um bebê. Antes de começar a treinar bastante, vale a pena tomar algumas providências.

Passo número um

Consulte seu médico. Ele vai pedir um check up completo, alguns exames e orientar você sobre como preparar o corpo para a gravidez.

O especialista também vai investigar doenças que possam atrapalhar a concepção e a gestação. Talvez ele peça exames para o seu companheiro também, o que é ótimo porque os rapazes tendem a ser mais relapsos com a própria saúde.

É provável que ele receite polivitaminas e ácido fólico. As primeiras servem para suprir qualquer necessidade que seu corpo apresente. O ácido fólico é comprovadamente um protetor de algumas má formações, como a espinha bífida.

Repare que só o médico pode indicar o uso. E quanto antes você começar, mais seu corpo estará preparado para produzir um bebêzão fofo e forte.

Por fim, o ginecologista vai avaliar seus hábitos e rotina para recomendar o que fazer com ele para ter um organismo saudável e com maior capacidade de gerar e sustentar outra vida.

De olho nas vacinas

Na linha da saúde, é bem importante checar as vacinas. Recupere sua carteirinha e leve ao médico para ele analisar a situação. Se houver alguma vacina vencida, ou faltando, coloque tudo em dia. Ter esses anticorpos circulando vai garantir um ambiente mais saudável para o seu bebê que logo baterá na porta.

Alimente-se bem

Dentre os hábitos que o médico vai questionar, a alimentação vai aparecer logo. Se você ainda não pratica, comece imediatamente a se alimentar de forma saudável. Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras.

Reduza gorduras saturadas e carboidratos vazios. Prefira grãos e cereais integrais. Carnes magras e alimentos orgânicos são bons amigos. Açúcar, frituras e refrigerantes podem sair de férias por prazo indeterminado.

Investir nos alimentos ricos em vitamina E e ácido fólico, que ajudam a regular a produção hormonal, também fortalece o corpo e facilita a concepção.

Você encontra vitamina E em alimentos de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, avelãs e castanhas. Alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesse nutriente.

Beba água

Muita! Dois litros por dia ao menos. E diga um tchau bem feliz ao álcool, que não combina nada com gestação e bebêzinhos. Preparar o corpo para gravidez é também a melhor desculpa do mundo para largar o cigarro. De vez.

Peça ajuda a grupos de apoio, use adesivos com acompanhamento médico e vire a página. O cigarro dificulta a concepção, a gestação e faz muito mal para o bebê. A hora, decididamente, é essa.

Xô sedentarismo

Troque o sedentarismo pela atividade física. Com orientação de profissionais do esporte, comece a se mexer sem prazo para parar. Atividade física é bom sempre. Se você não fizer antes da gestação, só vai poder começar no segundo trimestre e, assim, vai ficar um bom tempo sem se exercitar, o que não é nada aconselhável.

Escolha um esporte ou atividade que agrade, dê prazer e não pare mais. O bem estar que eles proporcionam sinaliza para o organismo que ali vive uma pessoa saudável. Preparar o corpo para a gravidez literalmente facilita a conquista de uma gravidez.

Cuidado com a pele

Cuidar da pele antes garante menos ou nenhuma estria, menos ou nenhuma mancha permanente e mamilos sem rachaduras. Por partes: esfolie a pele com carinho e hidrate sem dó. Quanto mais hidratada a pele do corpo estiver, menores são as chances de ela rachar e formar as cicatrizes que chamamos de estrias.

Para evitar as manchas no rosto, chamadas de melasmas, filtro solar de manhã e de noite. Até a luz do monitor do computador pode estimular o aparecimento dessas manchas relacionadas aos hormônios gravídicos.

Atenção aos mamilos

Para mamilos fortes, esfolie com suavidade com bucha vegetal durante o banho. A ideia não é machucar, mas sim engrossar a pele da região. Quanto menos sensível ela estiver, mais fácil será a amamentação.

Bicos rachados são a primeira e principal causa de suspensão precoce do aleitamento materno, além de serem foco de uma infecção bem chata nas mamas chamada mastite. Por isso, vale muito a pena preparar o corpo para a gravidez e também os mamilos.

Para o corpo estar em dia, a cabeça e o coração da futura mãe também precisam estar bem cuidados. Como não dá para mudar a alimentação deles, ou transformar a prática de atividades físicas, o segredo é encontrar bons apoios para relaxar a cabeça e aquecer o coração.

Uma boa dica é encontrar grupos de apoio à maternidade e a tentantes. Encontrar outras mulheres que estão na mesma etapa de caminhada dá acolhimento e pode ser um ótimo estímulo. Além disso, dá para trocar dicas, compartilhar experiências e pegar boas indicações.

Tudo que afasta o estresse, aproxima a gravidez. Tudo que chama saúde, atrai a gestação. Por isso, preparar o corpo para a gravidez é tão importante. Cuide bem de você e aproveite essa fase que é especial e cheia de esperança.

Outra forma de se cuidar e também preparar as emoções na para gravidez é se manter bem informada. Ler bons conteúdos — como esse post — e informações novas e bem selecionadas trazem confiança e tranquilidade para a mulher que está tentando engravidar.

Existem livros próprios para preparar o corpo para a gravidez e existem sites como o Alô Bebê Club, por exemplo. Se você se cadastrar, terá acesso a conteúdos exclusivos ainda antes da gestação, para se sentir bem preparada e informada. Se cadastre agora mesmo!

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Redação - Alô Bebê

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