Comunidade Alô Bebê
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Existe hora certa para ter um filho?

Existe hora certa para ter um filho?
Alô Bebê
dez. 11 - 4 min de leitura
000

Idade e estabilidade familiar são apenas alguns dos fatores que todas as mulheres consideram antes de ter um bebê. Mas será que é sempre possível planejar e acertar na hora de ter um filho? Entre o desejo e a decisão, existem vários pontos que merecem atenção. Confira:

Você tem esse sonho?

Foi se o tempo que todas as mulheres deveriam casar e ter filhos para serem bem aceitas na sociedade. Então antes de cogitar ter um bebê, tenha certeza que está fazendo isso por amor, e não por pressão de familiares ou amigos. Para saber se a vontade é genuína, é bem simples. Basta responder sinceramente: você se imagina como mãe? Vê crianças e recém-nascidos e acha a coisa mais linda do mundo? Consegue facilmente projetar a sua vida com mais um ser humaninho?

Seja muito sincera, principalmente na última resposta. Existem diversos planos que precisam ser cancelados, ou pelo menos postergados, quando se tem um filho pequeno. Por exemplo: você ainda tem algum objetivo profissional que seria afetado pelo afastamento do trabalho? E aquele mochilão de férias que você e o seu marido tanto falam? Pondere a relevância de cada um deles antes de tomar uma decisão!

Parceria

Quando se está casada ou namorando, e vem o desejo de ser mãe, a decisão não é só da mulher, mas do casal. Então, no momento que surgir essa vontade, converse com o seu companheiro! O momento perfeito para você, pode não ser o ideal para ele, e vice-versa. Diálogo é a base de tudo, mesmo que uma das partes tenha que esperar um pouquinho para o outro estar pronto.

Importante: estar um relacionamento não é pré-requisito para ser uma ótima mamãe! Existem métodos como inseminação artificial e adoção, para quem quer ser mãe solo!

Orçamento

Planejamento familiar pode parecer diferente de outros planejamentos porque tem um fortíssimo componente emocional. Sim, tem amor envolvido na questão, mas continua sendo um orçamento. No caso da chegada de um bebê, é a mesma coisa! Os pais precisam avaliar a situação financeira para incluir uma criança. Os gastos são muitos, como roupas, fraldas, cuidados, consultas, brinquedos, um novo quarto, etc. Questione: é possível arcar com todos esses custos? Isso evita frustações e endividamentos no futuro!

Existe uma idade ideal para engravidar?

De acordo com as condições fisiológicas do corpo, os médicos recomendam a gravidez entre os 20 e 30 anos de idade. Uma mulher saudável, neste período, tem mais chances de engravidar - cerca de 20% por mês e, com o passar dos anos o porcentual apenas diminui, chegando aos 5%, na casa dos 40. Além disso, podem ocorrer alguns problemas que, agravados pela idade, contribuem no declínio da capacidade reprodutiva, como a endometriose. Após os 30 anos também aumentam as chances de aborto, hipertensão gestacional e complicações no momento do parto. Porém, com o avanço da medicina as mulheres podem retardar a maternidade, com o auxílio de diversos métodos, como o congelamento de óvulos. Neste caso, um especialista em reprodução assistida poderá fazer uma avaliação e indicar o tratamento adequado!

Analisando friamente, o relógio biológico pode deixar muitas mulheres aflitas. Mas é crucial que essa ansiedade não se sobreponha a algo muito importante: a maturidade emocional para se ter um bebê. Antes de tomar qualquer decisão baseada somente em condições genéticas e hormonais, esteja ciente que ter um filho é comprometimento para a vida toda. Terá que abrir mão de tempo, atenção e estar ciente dos cuidados que serão 100% da responsabilidade dos pais. Ter um filho requer energia tanto física, como principalmente emocional. O seu corpo, clinicamente falando, não irá ditar o momento de ser mãe, mas sim - o seu coração!

Gostou do nosso texto? Concorda com os fatores que elencamos? Conte para nós com que idade você virou mãe e quais foram as suas principais preocupações antes de tomar essa decisão! Será um prazer conhecer a sua história!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você