Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Existe idade ideal para engravidar?

Existe idade ideal para engravidar?
Alô Bebê
Mar. 13 - 4 min read
000

Se existe uma pergunta difícil de responder, essa pergunta é: "Qual a idade ideal para engravidar?". Não por conta da idade cronológica, isso a ciência e a medicina já conseguem antecipar. Mas sim, por causa do "ideal".

Com a entrada das mulheres no mercado de trabalho e a busca por uma carreira bem sucedida, um projeto de vida e um propósito ao qual se entregar, muitas mulheres estão repensando se sua prioridade é engravidar o quanto antes e estão adiando o sonho de serem mães.

Nesse contexto, a situação perfeita pode nunca aparecer. Por isso, vale a pena conhecer como o corpo da mulher funciona em cada etapa para tomar a decisão de engravidar.

A ciência diz que...

A casa dos 20 anos é, de acordo com as pesquisas, a idade ideal para engravidar. Nesse período, a fertilidade da mulher está em alta e a chance de conceber passa dos 30%. Justamente por isso, a probabilidade de ter um bebê com má formação ou alguma outra questão cai consideravelmente, porque os óvulos são mais jovens.

É importante entender esse conceito. A mulher já nasce com a quantidade definida de óvulos que terá pela vida toda. Assim, os óvulos de uma mulher de 22 anos são mais jovens que os óvulos de uma mulher de 43. Neste caso, a juventude afasta riscos de problemas genéticos.

A dificuldade nessa fase não é biológica e sim de ritmo de vida. Em geral, nessa idade, a mulher está tentando se estabelecer no mercado de trabalho, é recém-casada e pode estar mais interessada em outros projetos diferentes de uma gestação.

Evitando o câncer de mama

Mas vale a pena repensar, porque engravidar antes dos 30 é uma medida eficaz para prevenir o câncer de mama. Os hormônios produzidos na gestação inibem o aparecimento de tumores. O mesmo vale para a amamentação que trabalha como um protetor natural dos seios.

Dos 30 aos 35 anos, a medicina ainda considera uma época propícia para a gestação. E, em tempos atuais, as mulheres acham que é a idade ideal para engravidar. Elas já não são tão jovens, se sentem seguras e donas do próprio nariz.

Essa sensação de preparo ajuda muito na concepção. No entanto, nessa fase, a chance de engravidar cai para cerca de 20%. Ou seja, pode demorar um pouco para realizar esse sonho.

Um pouco mais complicado

Dos 35 anos para frente, não é impossível, mas tudo fica um pouco mais complicado. A taxa de fertilidade cai, os óvulos estão mais velhos e os riscos de complicações na gravidez e de alguns problemas com o neném crescem também.

Nada, no entanto é impeditivo. Além das vias naturais e espontâneas, existem tratamentos para estimular a gestação e o acompanhamento médico se desenvolveu muito, de forma a evitar complicações e cuidar muito bem delas, caso surjam.

A parte boa é que, nessa idade, a mulher já está estabelecida na carreira, conhece seu projeto e pode se dedicar à gravidez e ao cuidado com os filhos com outra motivação.

Agora que você já conhece os prós e os contras de cada período, já pode decidir qual a sua idade ideal para engravidar. E, se você não está no centro dessa decisão, que tal compartilhar com as amigas e com as familiares essas informações? Pode ser a gota que faltava para ajudar a família a encomendar o bebêzinho. Basta espalhar nas suas redes sociais e esperar o convite para ser padrinho ou madrinha! ;)


Report publication
    000

    Recomended for you