Comunidade Alô Bebê
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Incentive o hábito da leitura nas crianças com essas 10 dicas!

Incentive o hábito da leitura nas crianças com essas 10 dicas!
Alô Bebê
abr. 20 - 4 min de leitura
000

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê”. A frase, do escritor brasileiro Monteiro Lobato, pai da literatura para crianças no país, não poderia ser mais precisa sobre a pena que é não transformar uma criança em leitora.

O hábito da leitura empodera os filhos, abre avenidas de conhecimento e criatividade e permite que a pessoa — pequena ou grande — construa mundos na cabeça e fora dela. O hábito da leitura se aprende desde pequenininho e pode ser reforçado pela vida toda. Veja as dicas que separamos para você aproveitar esse brinquedo feito de palavras!

1. Livro é brinquedo

Desde que a criança consegue manusear objetos, já pode brincar, folhear, apertar e se divertir com livros. Existem alguns próprios para bebês e crianças pequenas, feitos de tecido ou borracha macia.

Não precisa ter dó. Experimentar o livro com a boca, com os pés e com as mãos é um ótimo caminho para se apropriar desse companheiro e fazer dele um parceiro de aventuras.

2. Contação de história

Leia para o seu filho, desde bebezinho. A história interessa pouco, o tom de voz e a narrativa são o grande barato. A voz dos pais encanta os pequenos e as palavras, como mágica, passam a se encadear, viram frases e histórias inteiras.

3. Exemplo

Simplesmente leia e deixe seu filho ver você lendo. Tenha livros em casa. Deixe a criança alcançá-los. Escolha um livro na presença dele e vá contando o que está acontecendo ali, à medida que for avançando pelas páginas. Deixe a criança bem curiosa. O hábito da leitura também nasce do exemplo e da parceria.

4. Vá a livrarias e bibliotecas

Esse pode ser um passeio da família desde que a criança é pequenina. Tire o bebê do carrinho e deixe ele passear entre as estantes e escolher alguma obra que chame atenção. Pode ser pela capa, ou pelas figuras. Acredite, isso faz diferença. Quanto mais próximo seu filho for dos livros, mais sucesso na formação de um leitor.

5. A mágica da alfabetização

Não se afobe. Toda criança aprende a ler. Confie na escola e nos professores e, em casa, incentive dando livros e lendo junto. Cada palavra lida é uma vitória. Cada página avançada é uma grande conquista. Deixe claro para o seu filho o tamanho do orgulho que vocês sentem por vê-lo lendo.

6. Sempre juntos

Escolham um livro que seu filho considere de gente grande, como "As viagens de Gulliver", ou "Peter Pan", e leiam juntos. Cada um lê uma página. Esse será um projeto só de vocês.

7. Jornais e revistas

Ofereça o jornal, começando pelas partes mais tranquilas, ou as revistas semanais, ou ainda os gibis e outros quadrinhos. A periodicidade das publicações já é um incentivo ao hábito da leitura.

8. Cantos

Se seu filho já lê com autonomia, invente um cantinho da leitura, com almofadas, muitos livros, luminária e — por que não? — pipoca ou outros petiscos. Ficar ali concentrado favorece a leitura, a atenção e o aprendizado.

9. Trocar

Pegar livros na biblioteca da escola, do bairro ou do clube, ou ainda trocar com amigos e primos é um super incentivo à leitura.

10. Escrever os próprios livros

Se a criança já lê, também pode escrever as próprias histórias e fazer as ilustrações. Dobre folhas de papel ao meio, grampeie ou costure e depois façam uma capa bem chamativa.

Se você gostou dessas ideias, acredite, seu filho vai curtir ainda mais. Troque, compartilhe e espalhe por suas redes sociais. Assim você ajuda a garantir crianças leitoras e um mundo cheio de histórias.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você