Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Manual Completo: como cortar as unhas do seu bebê

Manual Completo: como cortar as unhas do seu bebê
Alô Bebê
Sep. 26 - 4 min read
000

As mãozinhas dos nossos bebês são tão pequeninhas e poderosas! Delicadas e ao mesmo tempo extremamente fortes. Tem a capacidade de nos ganhar no segundo em que nos tocam. Além de todo simbolismo da perfeição desse novo ser em nossas vidas, as mãos do bebê chamam atenção por um motivo muito peculiar: suas unhas já tão grandes e muitas vezes pontudas!

Por conta disso, muitos pais ficam logo pensando em qual será o melhor momento de aparar as unhas e como fazê-lo! Segundo os especialistas, o melhor é esperar pelo menos três semanas antes do primeiro corte, pois nos primeiros dias o tecido ainda está flexível demais e é muito fácil causar um sangramento.

Passado esse período inicial, o indicado é se programar para fazer a higienização das unhas das mãos uma vez por semana e a dos pés, que crescem mais devagar, apenas uma vez por mês!

Por que cortar?

Proteja a saúde do seu filho! Bebês são exploradores natos, e isso quer dizer que levam tudo à boca. E se as unhas estiverem compridas, um monte de sujeira vai acabar acumulada ali. Além disso, unhas bem cortadas impedem que a criança se arranhe, machuque sem querer o próprio rostinho, por exemplo.

Quais os instrumentos indicados?

Escolha entre uma lixa suave, cortadores para bebê ou tesoura de pontas arredondadas

Como muitas vezes as unhas da criança ainda estão bem molinhas, alguns pais preferem apará-las de maneira “mais prática”: com a própria boca. O problema deste método, é introduzir germes da boca do adulto para qualquer mínimo corte nos dedos da criança. Outro risco é não conseguir ver direito o que você está fazendo, já que o dedo do bebê é pequeno comparado aos seus dentes. Melhor esquecer essa prática.

Passo-a-passo: como cortar?

Comece higienizando os dedinhos do seu pequeno! Deixe as suas mãos e as do filhote bem limpinhas, de preferência com água morna e sabonete. Um ótimo momento para fazer o corte é após o banho, desta forma, o tecido fica bem limpinho e molinho.

Posicione o bebê no colo, coloque a mãozinha dela na palma da sua e impeça machucados mantendo os dedos bem afastados uns dos outros para começar o processo.

Tente fazer os cortes retos, assim a carninha do dedo não entra sob as bordas. Caso prefira, lixe muito suavemente essas “esquininhas” para que não fiquem pontudas.

Evitar cortar a pele do dedo enquanto você apara as unhas, pressione a parte de baixo do dedo contra a unha quando for cortar para que as partes fiquem bem separadas.

Corte as unhas bem retinhas e na altura da linha natural da unha, não corte muito rente à pele. O cuidado descarta a possibilidade de encravarem.

Não se desespere se você tirar um pouco de sangue. Basta aplicar um pouco de pressão. Uma boa opção é colocar um algodãozinho com um pouco de pomada antibiótica, levemente, por cerca de 5 minutos.

Qual o melhor momento para realizar o corte?

Cortar as unhas de um bebê quando ele está se contorcendo é quase impossível, então aqui está o truque: espere até que ele esteja dormindo!

Gostou do nosso post? Então leve este conteúdo a mais pessoas! Com um simples click você compartilha este conteúdo e ajuda mais mamães e papais a manterem seus bebês com as mãozinhas limpinhas, saudáveis e prontas para aventuras!


Report publication
    000

    Recomended for you