Basta adentrar no universo da maternidade, para começar a contar a gravidez em semanas. Mas por que será que os médicos acompanham a gestação dessa maneira?
Para a maioria das pessoas, a idade gestacional pode ser confusa! “Não seria muito mais prático utilizar os meses para definir o tempo e o crescimento do feto?” Na realidade, não! E nós explicamos.
Essa norma internacional de datação em semanas, além de padronizar o controle e cuidado com as gestantes em todo o mundo – tem uma lógica. Como há meses que tem 28 dias e outros 31 dias, não seria prudente fazer a contagem dessa forma. Além disso, nas primeiras semanas de gestação existem tantas alterações no organismo da mulher e do bebê, que um mês seria muito tempo para avaliar com precisão todas essas mudanças. Delimitar 7 dias entre consultas é o mínimo para não perder informações importantes e marcar exames.
Tudo bem, agora que já sabemos o motivo, como podemos fazer a contagem?
Agora vem a vem a parte mais “curiosa” desse método. O cálculo começa antes mesmo da concepção! E mais uma vez, existe sentido nessa escolha dos médicos. Observe: como na maioria das vezes não dá para saber exatamente em que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os especialistas resolveram iniciar o calendário a partir do primeiro dia após a última menstruação.
Sabemos que (praticamente) nenhuma mulher engravida no primeiro dia da última menstruação. Mas essa é a data oficial do início da contagem de semanas. Basta entender o período como o seu ponto de partida!
Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática as 40 semanas "oficiais" são na verdade 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado.
E se eu não sei a data da última menstruação?
Não é motivo para alarde! Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é bem simples, basta fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião ou do saco gestacional. E com essas medidas, o profissional responsável te dará uma boa ideia de há quanto tempo a gravidez começou.
Com a data prevista para o parto, também é possível calcular! Basta voltar 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "artificial”.
Para não esquecer nem se confundir, tenha sempre em mãos:
No primeiro trimestre a gestação é definida do seguinte modo:
1 a 4 semanas de gestação: a mulher está de um mês;
5 a 8 semanas de gestação: a mulher está de dois meses;
9 a 12 semanas de gestação: a mulher está de três meses.
Segundo trimestre
13 a 16 semanas de gestação: a mulher está de quatro meses;
17 a 20 semanas de gestação: a mulher está de cinco meses;
21 a 24 semanas de gestação: a mulher está de seis meses.
Terceiro trimestre
25 a 28 semanas de gestação: a mulher está de sete meses;
29 a 32 semanas de gestação: a mulher está de oito meses;
33 a 36 semanas de gestação: a mulher está de nove meses;
37 a 40 semanas de gestação: a mulher está de dez meses.
Gostou dessa curiosidade Alô Bebê? Então compartilhe com mais futuras mamães! Certamente fará uma grande diferença no calendário da maternidade deles!