Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que o primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado?

Por que o primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado?
Alô Bebê
Feb. 21 - 3 min read
000

Toda mulher que está tentando engravidar, ou está no iniciozinho da gestação, ouve falar que o primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado. Mas você sabe o que faz do primeiro trimestre de gravidez um período especial? Existem razões físicas e psicológicas que explicam.

Quando a mulher faz o exame e descobre a gestação, em geral já está na quarta ou quinta semana de gravidez. É assim porque o atraso menstrual — maior dica do mundo de uma gravidez — acontece 15 dias após a ovulação/concepção, mas a medicina conta que a gravidez começa no primeiro dia do ciclo menstrual anterior.

Ou seja, quando a mulher engravida de fato, a medicina conta que ela já está gestante há duas semanas.

Assim, o primeiro trimestre de gravidez dura, na realidade, dois meses: o segundo e o terceiro da gravidez. É pouco tempo para o corpo entender que está gerando uma nova vida, e para a cabeça e o coração da mãe darem conta de tantas transformações.

O primeiro trimestre da gravidez é a base de tudo

A semente de todas as estruturas que estarão presentes no bebê se formam nessas 12 primeiras semanas. Qualquer descuido, qualquer erro na multiplicação das células pode gerar uma má formação e trazer complicações futuras para a criança.

A parceria com o médico e o cumprimento das orientações que ele passar — vitaminas, vacinas, exames, dieta, etc, — é fundamental. Relaxar, meditar, se apoiar no companheiro e na família também.

Para mulheres com alguma condição especial, como diabetes, pressão alta na gravidez ou doenças do coração, o primeiro semestre é ainda mais delicado e pede ainda mais atenção e cuidado. Siga o que seu médico recomendar, não abuse e descanse. Fique longe de gente doente e aproveite para ter hábitos mais saudáveis.

A mulher que está atravessando o primeiro trimestre da gravidez também pode tomar algumas medidas que beneficiam a ela e ao bebêzinho:

  • Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico e só tome os que ele receitar.

  • Se faz uso de medicação constante (asma, diabetes, pressão alta, tireoide), ao primeiro sinal de gestação, consulte seu médico para ajustar a dosagem dos remédios.

  • Suspenda o uso de cremes com ácidos.

  • Só faça radiografias se for realmente necessário.

  • Pare de fumar e de consumir álcool.

  • Reduza o café.

  • Ajuste a atividade física para não abusar.

  • Tome os suplementos vitamínicos que o obstetra receitar.

Passada a 12ª semana, o embrião deixa de ser responsabilidade da trompa de falópio e passa a ficar sob os cuidados do útero, muito mais firme e seguro. A placenta cresce e o corpo todo da mãe fica mais preparado para atender as demandas do pequenino.

Aí a mãe pode relaxar e deixar a natureza seguir o fluxo. Aproveite o período para se informar, ler bastante e tirar as dúvidas sobre a gestação. Escolha bem os canais que vai seguir e compartilhe o que for sério nas redes sociais.

Este post aqui pode ser importante para outras mulheres que estão tentando engravidar ou estão no primeiro trimestre da gravidez. Então curta e compartilhe nas suas redes!


Report publication
    000

    Recomended for you