[ editar artigo]

Quando o bebê deve começar a beber água?

Quando o bebê deve começar a beber água?

Tomar água é praticamente uma ação automática do nosso corpo, não é mesmo? Repor o líquido não apenas mata a sede como satisfaz as necessidades fisiológicas do nosso corpo. De quebra, a bebida é refrescante, leve e de fácil ingestão. Então, por que não introduzir essa maravilha na vida do seu filho logo cedo? Não é tão simples assim. Embora saibamos que a água é um recurso vital para todo os seres vivos, não é recomendado dar água aos bebês com menos de seis meses. O indicado é esperar o fim do semestre exclusivo de aleitamento para iniciar essa prática.

Mas, como fazer isso no dia a dia?

Com o começo da diversificação alimentar, mamãe e papai podem oferecer a mamadeira com água entre as refeições, principalmente nos dias quentes. O ideal seria pelo menos duas horas depois da primeira papinha. É sempre importante considerar a quantidade de água que já está presente na sopa e no suco de furta, por exemplo. No entanto, é preciso que o bebê também se acostume a tomar água pura! Vitaminas e suquinhos podem fornecer energia e vitaminas importantes ao organismo, principalmente se forem preparados na hora. Mas, assim como chá e leite, não substituem a ingestão da velha e boa água.

Qual quantidade de água devo dar para o meu filho?

Tudo depende da idade (e do tamanho, vale o bom senso) do seu filhote! Conforme já falamos, até os 6 meses, o bebê que mama exclusivamente no seio da mãe não precisa de água. O leite materno é constituído por 88% de água e possui tudo o que o bebê precisa para saciar a sede e o apetite. Porém, se o pequeno se alimentar somente com leite em pó, é necessário dar cerca de 100 a 200 ml de água por dia aproximadamente.

Já a partir dos seis meses, com a introdução de novos alimentos, o ideal é oferecer entre 950 e 1.100 ml diários e com um ano de vida, entre 1.150 e 1.300 ml por dia. À medida que os filhos vão crescendo, as necessidades de água também vão aumentando. Assim, desde o primeiro ano até os dez anos convém beber um litro e meio por dia (4 a 6 copos de água), e dois litros entre os 11 e os 18 anos (6 a 8 copos).

Como saber se meu filho bebe água suficiente?

Um bom parâmetro para saber se o seu pequeno está bem hidratado, é observar a sua urina. O ideal é que o xixi seja claro, abundante e eliminado muitas vezes ao longo do dia.

Dicas para incentivar o consumo de água em família:

  • Dê o exemplo! Se os pais estão acostumados a ingerir água, a criança também vai aprender. E bebam com vontade!

  • Deixe sempre uma garrafa d’água à mão: seja na bolsa, no carro, na sala de brincar ou no quarto da criança. Bateu a sede, ela já saberá a quem recorrer!

Os riscos da falta de água

O corpo da criança está composto de 80% de água, enquanto o de um adulto está formado por 65% de água. Portanto, as crianças requerem uma maior restituição de água para a realização de seus processos metabólicos. A desidratação pode causar prejuízos, tanto nos sistemas circulatório e excretor até na regulação da temperatura do corpo.

E você, mamãe ou papai, já passou pela adaptação da água com seu filho? Ele adquiriu fácil o gosto? Conte para nós! Deixe a sua história em nosso campo de comentários! Faça parte da comunidade Alô Bebê!

TAGS

bebê

água

Comunidade Alô Bebê
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Ler matéria completa
Indicados para você