Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você conhece as fraldas ecológicas?

Você conhece as fraldas ecológicas?
Alô Bebê
Dec. 6 - 7 min read
000

Esqueça aquela cena clássica com um varal cheio e fraldas esvoaçantes por todos os lados. Esse era o pavor das mamães de antigamente! As novas fraldas de pano são modernas! Isso quer dizer que os seus materiais e design estão mais eficientes, e consequentemente a quantidade necessária para o seu uso é bem menor. Parece um bom negócio, não é mesmo? Agora adicione sustentabilidade e o bem-estar do seu filho a essa conta. Conheça agora todas as características da famosa fralda ecológica!

Por que ela é chamada de fralda ecológica?

As fraldas de pano modernas são consideradas “amigas do meio ambiente” por que podem ser usadas mais de uma vez – ao contrário das populares fraldas descartáveis. E por que essa reutilização é tão importante para a saúde do nosso mundo, na prática? Optando pelo segundo modelo de fralda, por exemplo, ao longo de um ano, o seu bebê usará em média 3800 fraldas, e todas serão encaminhadas a aterros sanitários, onde levarão de 450 a 600 anos para se decompor. Já se a ecológica for a escolhida, 24 unidades dão conta de um enxoval completo e, dependendo dos cuidados, podem durar por muito tempo! Acredite: uma fralda de pano moderna pode ser reutilizadas até 800 vezes.

“Mas e o uso de água nas lavagens?” Essa é uma pergunta muito frequente que as mamães e os papais fazem quando estão passando pelo período de adaptação das fraldas modernas. Mas não há com o que se preocupar, os recursos naturais necessários para produzir as fraldas descartáveis são muito mais danosos ao meio ambiente do que aquilo que será gasto para lavar os paninhos.

Como funciona?

A fralda é composta por uma capa e um ou dois absorventes – comprados separadamente. O mais utilizado é o estilo pocket, no mesmo formato das fraldas descartáveis e que tem um bolso que permite colocar os absorventes. Cada fralda acompanha um absorvente. Você pode optar por colocar mais absorventes de acordo com a absorção ou o fluxo de xixi da criança. Para o fechamento, em vez de fita adesiva, há opções com botões ou com velcro.

Como é realizada a lavagem?

A limpeza de fraldas é um processo bem simples! Muitas mamães e papais acham que como são utilizadas muitas fraldas durante o dia, é preciso também lavá-las diariamente. Mas essa é apenas uma questão logística. O ideal é reservar um balde para o armazenamento das fraldas utilizadas e lavá-las a cada dois dias, de uma vez só. Se o bebê possui 20 fraldas descartáveis, em média será preciso fazer a lavagem a cada dois dias. Mas quanto mais fraldas menos lavagens serão necessárias.

Se você possui máquina de lavar fica mais fácil, mas o processo de armazenagem a lavagem manual ou na máquina é o mesmo. De qualquer maneira, o balde é imprescindível! As três dicas principais são:

Quando for retirar uma fralda de xixi, lembre-se de separar os absorventes da fralda da capa, pois essa separação evita que fique cheiro indesejável. Armazene ambas (a capa e o absorvente) no balde.

Já na troca da fralda com cocô, procure despejar o excesso do "número 2" no vaso sanitário. Em seguida, reserve as fraldas no mesmo balde das fraldas de xixi.

Para fazer a lavagem na máquina, é só depositar os tecidos em pré-lavagem. Em minutos, você já pode incluir todas as outras roupinhas do bebê, para serem lavadas normalmente.

Terminando o fluxo, é só colocar para secar. Uma dica: aproveite o poder da luz solar para tirar eventuais manchinhas.

Um adendo: não é necessário, mas para os papais que preferem deixar as fradas de “molho”, é importante lembrar-se de trocar a água com certa frequência. E nesse caso, é uma boa ideia aproveitar a água da banheira do bebê, que seria jogada fora.

Vantagens:

  • São mais confortáveis. Com tecidos macios e absorventes, as fraldas de pano mantém a umidade natural da pele do bebê. Bumbum sequinho é sinônimo de criança feliz!

  • Economia a longo prazo - Quando falamos de fraldas descartáveis, mesmo adquirindo um produto mais barato, os gastos apenas com o item podem ficar em cerca de R$ 2.500,00 nos dois primeiros anos no bebê. Uma pequena fortuna!

  • São ajustáveis. As fraldas modernas se adaptam ao crescimento do pequeno por terem botões de fecho e elásticos caseados nas regiões da cintura e das pernas, o que tira a necessidade do uso de alfinetes, comum nos modelos antigos.

  • Fazem bem à saúde do bebê. Fraldas de pano não possuem produtos químicos e gel na sua composição. Elas evitam assaduras, dermatites e não requerem o uso de pomadas.

  • Beleza: São dezenas de modelos, um mais lindo que o outro!

Desvantagens:

  • Um pouco inconveniente. As fraldas de cocô precisam ser enxaguadas prontamente, o que pode não ser tão prático quando a família estiver passeando. Ter um compartimento na bolsa do bebê, ou um saco bem reforçado no carro, específico para guardar essas “lembrancinhas” é uma ideia – além de muitos lenços umedecidos e gel para as mãos!

  • O investimento inicial é alto. Pensando na grande quantidade de vezes que um bebê faz xixi e cocô diariamente, é preciso ter pelo menos 20 fraldas secas e limpas!

Como saber se meu filho irá se adaptar?

A fralda de pano moderna não é uma opção viável somente para os bebês recém-nascidos, então se o seu filho usa o modelo descartável, ele pode muito bem passar por uma transição! Para ter sucesso no processo, basta ir devagar, lembrar que a pele do pequeno é sensível e que ele sempre dará um jeitinho de expor a sua opinião – da maneira bebê de se expressar.

Para fazer essa experimentação o indicado é comprar entre 3 a 6 fraldas, apenas para avaliar se o bebê ficará confortável vestindo a “novidade”. Caso não haja vazamentos, irritações ou choro, os pais podem aumentar o estoque. Vale lembrar que nas primeiras semanas, o recém-nascido troca de fralda entre 8 e 10 vezes ao dia – então a adaptação deve ser feita aos poucos. Não se pode simplesmente doar todas as fraldas descartáveis que ganhou do chá de bebê, sem saber se o pequeno irá se gostar das novas!

Gostou do nosso conteúdo? Lembrou das antigas fraldas de pano? Esperamos que tenha sido uma boa recordação! Algumas coisas podem e devem voltar à moda, ainda mais se vierem tão bonitas ambientalmente engajadas! A Terra agradece!


Report publication
    000

    Recomended for you