Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quando é a hora certa para o primeiro corte de cabelo do bebê?

Quando é a hora certa para o primeiro corte de cabelo do bebê?
Alô Bebê
Sep. 14 - 5 min read
000

Cabeludos ou carecas, demora um pouco mais ou um pouco menos para que seja realmente necessário fazer o primeiro corte de cabelo do bebê.

Isso porque, os que nascem cheios de madeixas começam a se incomodar com a franja mal aparada sobre os olhos. Já os mais pelados, começam a parecer descabelados permanentemente depois que o cabelo cresceu.

O fato é que por mais bonitinha que seja uma criança com os cabelos desgrenhados, chega um momento que é preciso ir dando forma à cabeleira e é bem vindo o corte de cabelo do bebê.

Existe uma tradição antiga que diz que não se deve cortar o cabelo da criança antes de um ano de vida. Quem acredita nessa tradição garante que se os cabelos forem cortados antes disso, perderão a força e nunca vão crescer bastante.

Evidentemente, trata-se de crendice sem nenhum fundamento científico. Aliás, o comprovado é que cabelos cortados regularmente crescem mais e mais fortes.

Então quando fazer o primeiro corte de cabelo do bebê? Sabe aquele que a família toda acompanha até o cabeleireiro, que tiram foto e que vai para o álbum? Esse é chamado de corte oficial.

Esse aí deve ser feito assim que o cabelinho do bebê começar a embaraçar, ou demorar para secar depois do banho.

Não tem idade certa para isso, mas o comum é que aconteça entre os seis e os 10 meses de vida. Se o bebê nasceu cabeludão e não perdeu os fios perto dos três meses – é uma perda regulamentar – pode precisar do corte de cabelo do bebê antes.

Se o filhote é mais para careca, pode ser lá perto de um ano de vida.

Nesse primeiro corte de cabelo do bebê, no salão, feito por um profissional, é recomendável que a mãe – ou outro adulto que conviva muito mesmo com o pequeno – segure ele no colo e vá conversando e distraindo a criança enquanto o cabeleireiro trabalha.

Por que? Porque é um lugar estranho, onde o bebê nunca foi, cheio de gente esquisita, que o bebê nunca viu. Usam um aparelho estranho que corta aqueles lindos cachinhos. Não tem como o bebê não estranhar.

Tem criança que leva na boa e até dorme.

Mas tem outras que choram, não gostam e é preciso respeitar. Por isso, forçar a barra em nome de um topete ou de uma franjinha bem cortada não está com nada.

E para que serve fazer um corte de cabelo no bebê? Serve para ir dando forma e tutorando o crescimento. Muitas vezes, os cabelos das crianças crescem desiguais, ou com falhas. O corte de cabelo do bebê serve, antes de tudo, para organizar e facilitar a higiene.

Seu filho vai ter a vida toda para fazer cortes da moda, penteados e shapes modernos. Enquanto for bebê, aparar as pontas e dar forma é bem suficiente.

Algumas famílias optam até por raspar a cabeça do bebê. Se a raspagem for delicada e não ferir a pele fininha da criança, os pediatras não são contra. Mas, nesse caso, é preciso proteger o couro cabeludo do sol e do frio.

Seja qual for a opção da família, há alguns pontos para prestar atenção no primeiro corte de cabelo do bebê. O principal deles é: cuidado porque a pele do bebê é muito frágil. A pele da cabeça também entra nessa classificação.

Assim, tesouras de pontas arredondadas são uma boa medida. No entanto, tesoura com bom poder de corte agilizam a tarefa e o bebê não perde a paciência.

Dispense tesouras que tenham ponto de ferrugem. O sistema imunológico do bebê não está preparado para lidar com isso.

Não caia na tentação de fazer o corte de cabelo do bebê sem ajuda. É preciso, pelo menos, duas pessoas. Uma para segurar a criança, outra para aparar as pontas. Bebês se mexem, choram, perdem a paciência.

Se alguém fica responsável por manter a criança calma e quieta, a segurança do processo todo aumenta.

Depois de cortar o cabelo dele, dê um banho no bebê. Isso garante um bom relaxamento e a retirada dos fios que podem ter caído pelos ombros e costas e incomodam e coçam.

Essas e outras dicas valiosas você pode receber com exclusividade fazendo parte da Comunidade Alô Bebê. Basta entrar no site e se cadastrar gratuitamente e começar a curtir.


 


Report publication
    000

    Recomended for you