Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como amenizar o cansaço na gravidez

Como amenizar o cansaço na gravidez
Alô Bebê
Aug. 2 - 3 min read
000

É comum que futuras mamães se deparem com desconfortos durante a gravidez. O cansaço e a fadiga costumam aparecer no primeiro trimestre da gestação e dificultar algumas tarefas do dia a dia. Isso porque, além das alterações hormonais, o corpo está reunindo todas as energias para formar o embrião, e para isso é necessário enviar mais sangue ao útero, o que demanda um trabalho extra ao coração.

LEIA MAISCuidados com a pele: como tratar as manchas na gravidez?

Ao fim da gestação, é possível que o cansaço volte, dessa vez por conta de desconfortos na região lombar. 

Esses sintomas podem ser especialmente desagradáveis para aquelas que encaram uma jornada de trabalho extenuante por si só. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar a diminuir a sensação de cansaço e simplificar essa fase.

Pratique exercícios

Caso haja liberação médica, alguns exercícios podem melhorar a disposição e preparar o corpo para as mudanças físicas que estão por vir. Modalidades como natação, ioga, pilates, hidroginástica e musculação são recomendadas até mesmo para aliviar sintomas comuns, como inchaço e dores nas costas. Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Montreal, o aumento da circulação sanguínea da mamãe melhora a oxigenação do bebê no útero.

Durma mais horas por noite

Uma boa noite de sono é a melhor solução para o cansaço, mas durante a gravidez são necessárias mais horas para ficar realmente descansada. Organize a rotina desde o início da gestação para dormir mais cedo e completar entre 8 horas e 9 horas de sono, pois pode servir como preparação para os últimos meses, quando o desconforto físico começar a aparecer com mais frequência durante a noite.

Adote hábitos que ajudem a relaxar

Para as mamães naturalmente ansiosas, é hora de aprender a relaxar. Investir em meditação, desconectar-se dos aparelhos eletrônicos, fazer massagens e tomar banhos relaxantes são algumas alternativas rotineiras que podem ser benéficas.

Mude o ritmo

É preciso também desacelerar a rotina e aprender a demandar tarefas. Se possível, tente diminuir o ritmo de atividades e encontre alguns momentos para descansar e até cochilar. Construa uma rede de apoio que ajude com tarefas mais desgastantes, como atender a eventos no trabalho, fazer compras no supermercado e carregar peso.

LEIA MAIS Como tratar gripe e resfriado durante a gravidez?

De olho na alimentação

A alimentação pode ajudar a alcançar aquela energia que falta para cumprir as tarefas do dia nesses períodos de cansaço. Frutas, verduras e legumes são grandes aliados quando o objetivo é ganhar disposição, então invista em uma consulta com um nutricionista para fazer um cardápio adequado ao que seu corpo precisa durante a gravidez. E lembre-se de evitar gorduras, frituras e açúcar em excesso.

Acompanhamento médico 

Não deixe de buscar acompanhamento clínico. Apesar de o cansaço ser um sintoma corriqueiro, é importante manter o controle da gestação com exames que só um profissional pode aplicar. Ninguém melhor do que o médico que acompanha a gestação para auxiliar durante as fases de desconforto e proporcionar uma gravidez saudável.

LEIA MAIS  - Grávidas realmente ficam mais sensíveis?

Gostou das dicas? Fique de olho na comunidade para mais informações e confira nosso site para preparar o enxoval sem preocupações.


Report publication
    000

    Recomended for you