[ editar artigo]

Como saber se o peso do bebê está adequado?

Como saber se o peso do bebê está adequado?

“Será que meu filho está ganhando peso como deveria?”. Essa é uma das maiores preocupações dos pais desde o nascimento das crianças. De fato, controlar o ganho de peso do bebê é uma ótima forma de descobrir se há algo de errado com a saúde dele, porém essa tarefa nem sempre é fácil, pois a variação de crescimento nos primeiros anos é grande e depende de elementos que muitas vezes não podem ser controlados.

LEIA MAIS  - O que fazer com um bebê que morde todo mundo?

Neste texto, esclareceremos qual é a média de peso ideal para cada faixa etária, como identificar se o peso do bebê está adequado e qual é a melhor maneira de reverter o quadro caso o peso não esteja ideal.

A importância de controlar o peso do bebê

O controle do ganho do peso do bebê é fundamental, principalmente no primeiro ano de vida, pois a fase é muito importante para todo o desenvolvimento. Além disso, o peso pode ajudar a identificar uma série de problemas, como anemia, glicemia, colesterol alto ou baixo e alteração nos triglicérides.

Porém, os pais que desconfiam que os filhos não estão dentro do peso adequado e podem apresentar algumas dessas alterações não devem agir sozinhos. Pelo contrário, eles precisam do acompanhamento de um médico especialista de confiança.

De acordo com o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros em publicação para o Blog do Pediatra, não basta vigiar o peso do bebê, e sim o seu desenvolvimento como um todo. Para ele, fazer acompanhamento com um pediatra é o caminho mais recomendado para realizar a pesagem do pequeno e confirmar se a relação entre peso e altura está adequada, uma vez que, em caso de qualquer anomalia, apenas o médico poderá identificar qual é o problema e como tratá-lo.

Existe um padrão para o peso do bebê?

Assim como os adultos, os bebês têm tamanhos e pesos diferentes. Por isso, não há um número exato para cada idade, e sim uma média que pode indicar se o seu pequeno está se desenvolvendo de forma adequada.

LEIA MAIS  - O tamanho do bebê influencia no parto normal?

Um bebê saudável ganha em média de 700 a 900 gramas por mês entre o primeiro e o quarto mês. Já na segunda fase, do quarto ao sétimo mês, é esperado que a criança ganhe de 450 a 700 gramas. Por volta do oitavo mês, ela deve pesar entre 6,5 e 8 quilos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê o peso médio das crianças para cada idade, conforme a tabela a seguir.

É importante enfatizarmos que os dados apresentados nessa tabela são uma média, então é completamente normal que o peso dos bebês fique um pouco abaixo ou acima dessa estimativa.

O diagnóstico do peso do bebê

Se o peso do bebê estiver muito diferente do previsto, é necessário visitar um pediatra para verificar se há algo errado com a saúde. O médico fará a avaliação levando em conta tanto os elementos da tabela da OMS como o perímetro cefálico e a estrutura da criança.

Portanto, nem sempre que o peso do bebê estiver diferente do estabelecido em tabelas de médias significará algum tipo de problema, e os pais só devem tomar alguma atitude depois do diagnóstico médico.

Quando o peso do bebê está inadequado

Se o pediatra de confiança afirmou que o peso do bebê não está adequado para a idade e a estrutura, é necessário adotar algumas medidas para fazer com que seu filho fique saudável. Normalmente, o médico sugere alterações na rotina para que a criança "entre em forma”.

LEIA MAIS Descubra como estimular a inteligência do seu bebê

No caso de excesso de peso, poderá ser indicada uma dieta hipocalórica, que, assim como o leite materno, ofereça à criança todos os nutrientes necessários para um bom crescimento, mas sem exageros. Se o caso for contrário e o bebê precisar ganhar peso, será necessário iniciar uma dieta mais calórica, com reforço de nutrientes e até mesmo a introdução de alimentos sólidos, como fígado, folhas, verduras e salmão.

TAGS

BEBê

peso

Comunidade Alô Bebê
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Ler matéria completa
Indicados para você