{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Está na dúvida? Veja aqui quais são os 4 primeiros sintomas de gravidez
[editar artigo]

Está na dúvida? Veja aqui quais são os 4 primeiros sintomas de gravidez

Esse post que você está lendo agora é um dos mais legais que poderiam existir, porque se você chegou até aqui é porque desconfia que pode ter um bebêzinho a caminho. Não há felicidade maior do que produzir gente nova e enfeitar o mundo com aqueles carequinhas banguelas que renovam a esperança na humanidade.

Talvez vocês estejam tentando, talvez tenha sido um presente surpresa. De qualquer jeito, existem sintomas de gravidez e é legal conhecê-los bem para tirar as dúvidas do caminho ou para iniciar as comemorações (a partir de agora pra comemorar só água com gás, combinado?)!

Será que você está mesmo grávida?

Certeza, 100%, só quem dá é o exame de sangue e de urina, feito no laboratório. O exame mede a presença de hormônio beta-HCG, o primeiro liberado pelas gestantes. Nesse exame dá até para saber a semana gestacional em que a mulher está.

Em geral, só se recomenda fazer o teste de uma semana a 15 dias após o atraso menstrual para que não haja risco de falso negativo. No entanto, alguns outros sintomas de gravidez podem aparecer antes e depois do exame.

O mais clássico deles é o atraso da menstruação. Se você tem o ciclo bem regular, dois dias de atraso já pode ser indício de gravidez sim. Mas se o seu ciclo for mais irregular, vale a pena aguardar de 7 a 10 dias após a data prevista para fazer o exame de farmácia ou de laboratório, para que não tenha risco de falso positivo.

1. Seios doloridos

Esse é o segundo sintoma de gravidez mais relatado, principalmente pelas mulheres que não imaginavam que estavam grávidas. Aréolas mais escurecidas, endurecidas e muito sensíveis ao toque. Nesses casos, até o sutiã incomoda. Se esse é seu caso, ative o alerta, pode ter neném na parada.

2. Cansaço

Se você está sonolenta, bocejando à toa e cansada sem explicação, pode ser gravidez também. A culpa é dos hormônios, o beta-HCG e a progesterona, que já começaram a inundar sua corrente sanguínea.

A melhor dica dos especialistas é: respeite. Tire uma soneca após o almoço, durma mais cedo e evite atividades que requerem muita atenção. Calma, isso passa!

3. Enjoos

SEEnjoou com o cheiro do sabonete que você sempre amou? Não pode nem pensar em sentir cheiro de café? Opa! Pode ser gestação. Normalmente esses enjoos vem pela manhã e passa sozinha.

Algumas mulheres precisam comer algo salgado e seco, como uma bolacha água e sal, ainda antes de sair da cama. Outras chupam gelo, ou tomam suco de limão. O pico do enjoo é a 10ª semana de gestação e daí para frente costuma ir reduzindo até sumir.

4. Dores estranhas

Dores alienígenas, que não fazem sentido, podem aparecer nas primeiras semanas de gravidez. Dor na lombar, como aquela que se sente na TPM; dor de cabeça com um pouco de confusão mental; incômodo na base do abdômen podem ser pistas de gravidez.

O corpo todo se prepara para receber o bebê, então é comum que apareçam esses ajustes no comecinho.

Agora que você já sabe quais são os principais sintomas de gravidez, aproveite para compartilhar este post no Facebook e dividir essas informações com as suas amigas! 

TAGS
Alô Bebê

Alô Bebê

Redação - Alô Bebê

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar