Quais os benefícios da prática de esportes para crianças?
[editar artigo]

Quais os benefícios da prática de esportes para crianças?

A ciência vem provando, ano após ano, que fazer atividade física é fundamental para a saúde e para uma vida longeva e com qualidade. A prática de esportes para crianças é, por isso, uma necessidade, um hábito que precisa entrar na rotina das famílias e se instalar definitivamente.

Segundo os especialistas, não dá para contar só com as aulas de educação física na escola. É importante praticar mais e se envolver verdadeiramente com algum esporte que seja do interesse da criança.

Mas por que exatamente os esportes para crianças são tão fundamentais?

Primeiro, porque fazem bem para o corpo. A criança se mexe, se exercita, experimenta movimentos e faz o corpo trabalhar. Corpo parado atrofia, enferruja e essa máquina foi feita para estar em atividade.

Corpo que se mexe tem mais imunidade a doenças e condições ruins. Não é qualquer chuvinha que deixa doente, não é qualquer queda que machuca.

E tem mais...

O esporte movimenta o corpo e concentra a mente. A prática regular de esportes para crianças faz com que elas se concentrem e tenham disciplina em outras tarefas e atividades. Além disso, o senso de responsabilidade chega antes para meninos e meninas que fazem esportes.

Junto com a responsabilidade, elas ganham a noção de compromisso, de trabalhar pelo grupo, por sua equipe. A vitória é de todos e a derrota também.

Ou seja, a criança lida melhor com o sucesso, com os erros e frustrações. Recebe o apoio dos colegas, do treinador e não se sente desamparada, mesmo que tenha perdido o jogo.

Lidar com os iguais — os parceiros de equipe — e com as autoridades — o árbitro, o técnico, etc — também são lições importantes que vêm de brinde. E valem tanto para esportes individuais, como tênis e natação, como para coletivos, como futebol, vôlei e basquete. O esportista mirim entende melhor o que são regras, para que elas servem e que há punições para quem as desrespeita.

Estudos provam que meninos e meninas que praticam esportes ficam menos ansiosos, notam que têm amigos em quem confiar e se sentem parte de um grupo. Tudo isso faz essas crianças se sentirem mais felizes e terem consciência dessa felicidade.

E, de tudo, os benefícios mais bonitos e poderosos dos esportes para crianças são a confiança em si mesmo, a autoestima e a coragem para enfrentar desafios.

Eles vão sentir insegurança e medo, como qualquer criança ou adulto. Mas logo vão lembrar que tem uma equipe e uma torcida. Vão lembrar do preparo e das mil repetições do treinamento. Vão lembrar do apoio do treinador e da motivação dos colegas do time. Vão pensar nos pais ali na arquibancada.

Uma onda de autoestima e de confiança vai percorrer o corpo, a cabeça e o coração do pequeno e ele vai se sentir capaz de chutar para o gol na cobrança de pênalti, pular na água no campeonato de natação, sacar e fazer um ace no tênis e pular o obstáculo mais alto junto com seu cavalo. É uma vitória, independentemente do resultado.

Dê o exemplo, pratique atividade física, se alimente bem, e compartilhe esses hábitos saudáveis no Facebook. As informações desse post e as experiências positivas incentivam pais, mães e crianças a buscarem uma vida com muito mais qualidade.

TAGS
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Continue lendo
Indicados para você