Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Qual a melhor época do ano para engravidar?

Qual a melhor época do ano para engravidar?
Alô Bebê
Jan. 10 - 7 min read
000

O planejamento para aumentar a família envolve muitas variáveis. Uma delas é a melhor época do ano para engravidar e para o bebê nascer — levando em conta o clima, o trabalho dos pais, a disposição da mãe.

Em geral, quando um casal começa a tentar não coloca no topo das prioridades a melhor estação do ano para engravidar. No entanto, estar atento a esse detalhe pode fazer diferença no sucesso da aventura.

Os cientistas da Universidade de Parma, na Itália, garantem que a chance de concepção aumenta significativamente no verão. O calor faz os espermatozoides terem mais agilidade e se locomoverem melhor. Espermatozoides mais rápidos costumam ser bem formados e chegam ao óvulo antes, dando início à mágica da fecundação.

Acontece que aqui no Brasil, quase sempre é quente, então contamos com essa vantagem o ano todo. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto a gente separou alguns prós e contras de engravidar e ter filhos em cada uma das estações do ano. Assim você ganha mais razões para namorar e insistir nos planos de aumentar a família.

Verão

Como já dissemos, para a ciência, é a melhor estação para engravidar. O calor favorece a concepção. Além disso, as pessoas ficam mais extrovertidas e têm mais disposição para atividades físicas.

O verão também é tempo de férias e, com a cabeça e o corpo mais relaxados, é mais fácil engravidar. O começo da gravidez ser no verão é uma vantagem, porque a mulher ainda não está muito inchada e tem mais energia para enfrentar o enjoo e a sonolência comuns nesse período.

Quando os pais acham que o verão é a melhor estação para engravidar, em geral o bebê nasce na primavera. A mãe passa o finzinho da gestação num tempo mais ameno. O nariz pode entupir por causa do pólen e da poluição nas grandes cidades, mas em geral, o calor é suave, diminuindo o desconforto da reta final.

Bebês que nascem no verão podem ficar menos agasalhados e, portanto, têm mais contato corporal com a mãe e com o pai. O que é ótimo para ele ir aprendendo sobre o funcionamento dos braços e pernas. No entanto, o calor é incômodo para dormir e para mamar. O bebê sua mais, pode ter brotoejas e às vezes se incomoda com isso.

Outono

Está quase frio, mas o tempo é bonito e não chove. O clima é um convite para o casal ficar mais próximo e ter mais sucesso nas tentativas de engravidar. É a estação dos passeios românticos, de ficar colado no seu amor.

Como está mais fresco de manhã e de noite, é mais fácil encarar o enjoo matinal, mas fica mais difícil sair da cama quentinha. Grávidas que têm muito sono podem sofrer um pouco.

Se você considerar o outono a melhor estação para engravidar, vai ter disposição no início da gestação, porque o clima e a temperatura ajudam. Durante o tempo mais frio, já vai estar de barrigão e precisará de casacos mais folgados.

Grávidas de outono têm filho no verão, o que significa que, na reta final, com calor e inchaço, podem sentir desconforto. Em geral, são grávidas que gostam de mar e piscina e usam banho morno e frio para ter alívio na reta final.

Bebês que nascem no outono encontram tempo ameno, mas não devem ficar desagasalhados. Os banhos precisam ser curtos e a casa deve estar protegida do vento frio do outono. Como o clima é seco na maior parte das cidades do Brasil, às vezes é preciso usar umidificador e hidratar a pele do bebê.

Inverno

Pode ser a melhor estação para engravidar se você fica mais disposta ou disposto no frio. O inverno é perfeito para se aquecer grudado no marido, ocupar os cobertores da casa e fazer passeios românticos. Tudo isso é muito bom para quem quer engravidar. Por outro lado, se a mulher é friorenta, namorar pode ser uma provação, o que dificulta as chances de concepção.

O início de gravidez no inverno traz vantagens: o frio reduz o enjoo e a disposição para comer aumenta. A desvantagem é enfrentar o sono. No frio ficamos mais sonolentos e as gestantes, então, parece que foram picadas pela mosquinha do sono. O melhor a fazer é respeitar e não praticar atividades que precisem de muita atenção logo cedo.

Quem engravida no inverno tem filho no outono. Isso significa que o calorão já passou e a fase mais pesada, o último trimestre, acontece num clima mais ameno. Grávidas têm muito calor na reta final e o clima do outono melhora esse desconforto.

Bebês que nascem no inverno estão sempre agasalhados e sofrem um pouco com a falta de mobilidade e de estímulo sensorial na pele. Por outro lado, têm mais apetite e dormem melhor.

Primavera

A melhor estação para engravidar se você é uma mulher romântica. No tempo das flores, a cidade fica mais bonita e verde, tem chuva e não é tão quente. Quem se afina com essa temporada pode engravidar sem medo.

É uma estação de muita disposição física, de desabrochar depois do inverno encorujado. O frio já passou, então namorar não é um suplício. Ninguém fica muito doente na primavera, então a saúde dos pais está em dia e engravidar fica mais fácil.

O começo da gestação na primavera é suave, sem muito incômodo. O clima ameno deixa tudo mais leve. Quando o verão chegar, a gravidez ainda não estará no auge e será tranquilo enfrentar o calor. Quando o frio chegar, a barriga já estará bem grande, e o calor deve incomodar menos.

Bebês que nascem na primavera são premiados: o clima não incomoda em nada e permite menos agasalho. O pequeno não sua muito e dorme bem, porque à noite a temperatura é menor.

Com esse conteúdo foi possível perceber que há vantagens e desvantagens em cada uma das quatro estações do ano. Escolher a melhor para engravidar depende mais das características da mãe e do pai do que de fatos comprovados cientificamente.

Se você gostou das informações desse post, que tal compartilhar nas suas redes sociais? Tem bastante gente querendo decidir a melhor época para encomendar um herdeiro e, esse post pode ser a informação que faltava.


Report publication
    000

    Recomended for you