Comunidade Alô Bebê
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Parto normal depois de cesárea é possível?

Parto normal depois de cesárea é possível?
Alô Bebê
jul. 30 - 8 min de leitura
000

Ao engravidarem pela segunda vez, muitas mulheres que fizeram uma cesárea podem ouvir de médicos, familiares ou amigos que "uma vez cesárea, sempre cesárea". Mas será que essa frase é afirmação é verdadeira ou não passa de um mito?

Você sabe o que é VBAC?

A sigla VBAC vem da expressão Vaginal Birth After Cesarean, da língua inglesa, que em português significa parto vaginal após cesárea e é uma opção que pode ser mais segura do que outro parto cirúrgico, dependendo do histórico e das condições da mulher.

LEIA MAIS O tamanho do bebê influencia no parto normal?

Muitas gestantes evitam o parto normal após uma cesárea por medo de sofrerem ruptura uterina, já que a região da cicatriz anterior no útero geralmente não apresenta a mesma resistência do tecido íntegro e se torna um ponto de fragilidade no momento do nascimento do bebê. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 60% e 80% das mulheres que fizeram uma única cesárea podem ter um parto normal na próxima gestação sem que o procedimento ofereça grandes riscos para a saúde da mãe ou do bebê.

Além disso, um estudo realizado por duas universidades britânicas e publicado pelo BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology apontou que mais da metade (52%) das 144 mil mulheres avaliadas tentaram parto vaginal para o segundo filho; dessas, 63% tiveram por um parto normal sem qualquer complicação. No mesmo estudo, constatou-se que, quanto mais jovem é a mulher, maiores são as chances de o parto normal ser bem-sucedido, já que mulheres com 24 anos ou menos tiveram 69% de sucesso, enquanto mulheres com 34 anos ou mais tiveram apenas 59% de sucesso.

História da cesárea

Se o parto normal após a primeira cesárea é possível e muitas vezes mais seguro do que uma segunda cesárea, por que foi criada a expressão "uma vez cesárea, sempre cesárea"? Essa crença é herança de evidências arcaicas que não correspondem mais à atualidade. A cesárea foi desenvolvida no fim do século 19 e incorporada aos serviços obstétricos no início do século 20 com o objetivo de salvar bebês que poderiam nascer com sequelas ou morrer no parto normal. No Brasil, a primeira cesárea foi feita em 1917, mas o procedimento não era realizado da mesma maneira que hoje em dia.

"No século passado, a cesariana era longitudinal, ou seja, cortava-se o útero de cima até embaixo, e isso aumentava a probabilidade de ruptura uterina em uma tentativa de parto normal na gestação seguinte. Então, falava-se que uma vez cesariana, sempre cesariana", explica Ana Cristina, uma parteira que passou pela experiência de ter um parto normal após uma cesárea e é uma das fundadoras do site Amigas do Parto.

LEIA MAIS  - Parto domiciliar: o guia completo

Além disso, existe uma questão cultural e histórica que influencia essa escolha aqui no Brasil, já que, de acordo com a OMS, somos o segundo país que mais faz cesáreas, atrás apenas da República Dominicana. O recomendado pela instituição é que cerca de 15% dos partos sejam cesáreas, mas a taxa é muito maior no País: 57%.

Questão de saúde

Mesmo que o parto normal após uma cesárea deixe muitas mulheres inseguras por conta do risco de ruptura uterina, essa possibilidade acontece em apenas 0,5% a 1% dos casos, e o Ministério da Saúde recomenda que os médicos apresentem essa estatística para as gestantes. O órgão também recomenda que as grávidas sejam informadas de que o risco aumenta gradativa e significativamente após a primeira cesárea.

O parto natural oferece diversas vantagens tanto para a mãe quanto para o bebê. A recuperação é mais rápida para a mulher e o bebê não corre o risco de ser tirado do ventre antes do tempo, tendo menos possibilidades de desenvolver problemas respiratórios e de contrair doenças. Além disso, a mulher tem mais disposição para amamentar, já que durante o trabalho de parto são liberados os hormônios prolactina e ocitocina, essenciais para a produção de leite.

A escolha de um segundo parto natural também influencia nas gestações futuras. Se o parto vaginal acontece, as chances de ter um terceiro ou quarto partos normais aumentam, já se o segundo também for cesárea provavelmente as futuras gestações terão necessariamente que ser cesáreas.

Cuidados e contraindicações

Embora o chamado VBAC seja possível, recomendado na maioria dos casos e ofereça baixos riscos para a mãe e para o bebê, é necessário avaliar cada caso individualmente. Existem diversos fatores sobre o histórico da mulher e a própria gestação que ajudam o médico a determinar qual será a opção mais adequada para a gestante.

A primeira variável que deve ser levada em consideração é o intervalo entre a primeira e a segunda gestação. Recomenda-se que a mulher aguarde pelo menos 2 anos entre uma cesárea e um parto normal, pois esse período garante que a cicatriz da cirurgia terá resistência suficiente para não se romper durante as contrações do trabalho de parto.

O estudo realizado pelas universidades britânicas também recomenda que sejam considerados os motivos que levaram a mulher a fazer a primeira cesárea, já que isso pode ser determinante para que a escolha mais segura seja feita. O obstetra deve avaliar todo o histórico da gestação anterior e avaliar as condições em que o procedimento foi realizado para definir se um parto normal é possível.

Se a mulher já passou por um parto de emergência ou apresentou quadro de hemorragia durante a cirurgia, o fechamento da parede do útero provavelmente não aconteceu com tanta tranquilidade, e isso pode comprometer a qualidade da sutura, aumentando as chances de a cicatriz se romper durante o parto natural. Outro fator que deve ser levado em consideração é que o indicado é que não sejam ministrados medicamentos que induzam o parto ou, caso sejam, sejam dados em baixas dosagens e com acompanhamento constante da equipe médica; o motivo é que os estímulos para o útero se contrair fazem com que os movimentos sejam mais fortes e aumentem o risco de ruptura uterina.

LEIA MAIS  - Descubra os possíveis efeitos da anestesia no pós-parto

Uma solução para esse problema é o deslocamento da bolsa d'água ou a aplicação de um cateter com um balão cheio de ar na ponta, chamado de sonda de Foley. As duas opções são seguras, eficazes e auxiliam a dilatação do colo do útero de maneira mecânica, sem forçar a cicatriz.

Por último, caso a mulher opte por ter um parto natural depois de já ter feito uma cesárea, é recomendado que ela passe pelo trabalho de parto em um ambiente hospitalar, para ter maior agilidade no atendimento caso aconteça algum imprevisto que ofereça riscos à saúde da mãe ou do bebê.

Busque e troque informações

O parto natural depois de uma cesárea é possível e até pode ser muito mais saudável para a mãe e para o bebê, mas essa delicada escolha deve ser feita considerando-se todos os fatores que podem influenciar no sucesso do nascimento. Por isso, consulte o seu médico, realize todos os exames necessários e troque informações com outras mulheres que já passaram pela mesma situação.

LEIA MAIS  - Quais são as etapas do trabalho de parto e como identificá-las?

Outra sugestão é buscar grupos de doulas e parteiras especializadas em parto humanizado e que podem avaliar se o parto natural é uma opção segura. Acesse nossa comunidade para descobrir mais informações sobre parto normal.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você