Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

3 métodos infalíveis para fazer seu bebê dormir

3 métodos infalíveis para fazer seu bebê dormir
Alô Bebê
Oct. 4 - 5 min read
000

Você já tentou de tudo, mas a hora de botar o bebê para dormir é uma luta? Três técnicas que circulam pela internet prometem fazer os pequenos caírem no sono quase que instantaneamente. Não é milagre. Nos três casos, movimentos repetitivos e focados induzem ao relaxamento e a uma consequente soneca. Confira!

1. OompaLoompa

Essa primeira técnica consiste em balançar o bebê de um lado para o outro quatro vezes e depois fazer um sobe desce rapidinho. No vídeo de demonstração, é impressionante como depois da terceira balançada, o neném pega no sono e não acorda mais. É verdade que a criança é bem pequeninha e parece disposto a adormecer.

Em outros vídeos em que pais e mãe tentam a mesma sequência, metade é bem sucedida e a outra metade continua tomando um baile do bebê, que cai na gargalhada e desiste de dormir. Mas vale tentar.

2. O método do papel

A segunda maneira é conhecida como "O método do papel" e é muito usada por mães japonesas. Deite o bebê na hora da soneca e passe bem levemente um papel fino, ou leço de papel, sobre o rosto dele, da testa para o queixo. Repita várias vezes e, aos poucos, ele vai fechando os olhinhos e adormecendo.

O risco é o bebê achar que se trata da brincadeira "cadê o nenê?" e se animar. Nos vídeos de pais e mães testando, a técnica costuma funcionar bem.

3. Cafuné

A terceira técnica que promete ser infalível é a do cafuné. Sente o bebê no seu colo, de costas para você. Comece fazendo carinhos circulares na parte de trás e suba até o topo da cabeça, com muita delicadeza. Aos poucos, vá descendo a mão pelo rostinho da criança até chegar ao queixo. Repita essa sequência enquanto o bebê vai relaxando e se encostando no seu colo até cair no sono.

Além dessas três dicas arrasadoras, há sempre aqueles 5 passos que costumam funcionar bem para crianças de todas as idades:

1. Crie uma higiene para o sono

Exatamente como a limpeza que a gente faz na casa, nas gavetas e na bolsa, é preciso jogar fora o que dificulta o sono. Dormir — para adultos e crianças — não é deitar no berço ou na cama e deixar a natureza mandar. Antes, a gente deve limpar. Ou seja: reduzir os estímulos e não realizar atividades energéticas nos 30 ou 60 minutos que precedem a hora de dormir.

Pode ler, mas não pode brincar de cavalinho. Pode tomar banho, mas não pode cantar as músicas preferidas bem alto. Pode tomar um leitinho, mas não pode ver televisão. Vá limpando, desligando e preparando o terreno para o sono reparador.

2. Adormecer a casa

Vá mostrando para o seu filho que a hora de dormir está chegando. Esta é uma hora mais sossegada. Nos momentos anteriores ao sono, faça silêncio, fale mais baixo, desligue a TV. Apague as luzes, deixe a casa numa penumbra gostosa. E faça tudo com suavidade, evite falar no celular, ligar o liquidificador, resolver questões de trabalho. É tempo de desligar.

3. Ritual é bom

Para os pequeninos, mamar, um pouco de colo, penumbra e silêncio. Para os maiorzinhos, leite, escovar dentes, uma história gostosa, apagar a luz e deitar. A ideia é repetir essas atividades todos os dias. E sempre na mesma ordem. Seguindo um ritual, a criança vai entrando no ritmo do sono, já espera por isso, e a guerra para dormir nem acontece.

4. Parceiro de sono

Um cobertor, um bichinho de pelúcia, uma naninha. Ofereça um objeto e insista algumas noites. Se a criança não se interessar, substitua. Mas não desista. Às vezes demora até achar a naninha certa. Quando achar, garanta que ela esteja sempre ao alcance da criança antes de ela deitar ou pegar no sono. Os bebês gostam dessa companhia e isso melhora o sono;

5. Boa noite

Essa é a dica mais gostosa e que mais tem a cara de cada família. Crie com seu filho algo que seja de vocês e que represente o amor e a cumplicidade. Um beijo bem estalado, uma frase especial, uma oração, um cafuné bem suave, ou algo que vocês dois inventem juntos e que se repita sempre antes de cada soneca. Isso reforça os vínculos e traz segurança. A criança relaxa e a noite passa tranquila.

Dicas valiosas, não é mesmo? Para mais dicas, textos e conteúdos exclusivos como esse, basta clicar aqui para se cadastrar em nosso site.


Report publication
    000

    Recomended for you