Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Método Ramzi realmente funciona para descobrir o sexo do bebê?

Método Ramzi realmente funciona para descobrir o sexo do bebê?
Alô Bebê
Jun. 12 - 4 min read
000

Descobrir o sexo do bebê é um dos momentos mais aguardados pelos futuros pais, seja para começar a montar o quarto, seja para escolher um nome, seja para planejar um chá de revelação, a tendência atual. Porém, muitos casais, especialmente as mães, não querem ter que esperar as cerca de 14 semanas necessárias para descobrir o sexo pelo ultrassom.

LEIA MAISO que é a gravidez ectópica?

Por isso, o método Ramzi é cada vez mais popular. Ele começou a ganhar fama em fóruns e grupos de maternidade nas redes sociais, e muitas mamães acertaram o sexo dos seus bebês por causa dele. Mas essa prática realmente funciona? Venha descobrir.

O que é o método Ramzi?

Criado pelo ginecologista Saad Ramzi Ismail, o método que leva seu nome se baseou em uma pesquisa com imagens de gestações iniciais. É importante salientar que as observações foram feitas apenas com gestações que não eram múltiplas, ou seja, o método não se aplica em gravidezes de gêmeos.

Ramzi observou a área ao redor do saco gestacional, onde a placenta começa a crescer, e constatou que sua posição era diferente dependendo do sexo do bebê. Com a ajuda de um doppler de fluxo de cor, ele detectou as vilosidades coriônicas e chegou à conclusão de que os cromossomos XX aderem a um lado do saco gestacional, enquanto os cromossomos XY aderem ao outro.

De acordo com as observações, em 97,5% dos casos em que as vilosidades coriônicas estavam à esquerda o bebê era menina; nos casos em que estavam para a direita, 97,2% eram meninos.

Muitas gestantes utilizam o método Ramzi para descobrir o sexo do bebê a partir da 6ª ou 8ª semana de gravidez, quando já fizeram o primeiro ultrassom. Mas ele é realmente confiável?

Problemas com o método Ramzi

O método Ramzi não pode ser considerado científico porque sua divulgação não foi reconhecida por publicações científicas, já que não passou pela chamada revisão por pares necessária para essa validação por outro especialista da área. Pelo mesmo motivo ele não está catalogado em qualquer base científica.

LEIA MAISComo é definido o sexo do bebê?

Outro problema é a falta de informações sobre o autor. O estudo nunca foi assinado, portanto não sabemos se o Dr. Saad Ramzi Ismail realmente realizou a pesquisa ou mesmo se ele tem qualquer autoridade sobre o assunto. Do mesmo modo, nenhum instituto científico no mundo afirma a veracidade da pesquisa; na verdade, ela foi invalidada por diversos especialistas.

Em outras palavras, não há como garantir que esse método funcione. De um lado, cientistas negam a eficiência do método; do outro, mães confirmam que ele funciona. O caso é que, sem a comprovação científica, não podemos aconselhar que os pais utilizem o método Ramzi como forma definitiva de descobrir o sexo do bebê. Você pode até usar o recurso para um jogo ou uma brincadeira, mas não deve levar o resultado tão a sério.

LEIA MAISQuais as mudanças nos seios da gestante durante a gravidez?

Quando for a hora, procure fazer o ultrassom que oferece o resultado correto, em um método comprovado cientificamente, que não trará surpresas quando o bebê nascer.


Está esperando um bebê ou conhece alguém que está? Compartilhe este texto nas redes sociais para que todos saibam mais sobre esse método.


Report publication
    000

    Recomended for you