[ editar artigo]

Quais os erros mais comuns na hora de montar o quarto do bebê

Quais os erros mais comuns na hora de montar o quarto do bebê

Desde a descoberta da gravidez, já começamos a imaginar o quarto do bebê pronto! Pensar nas cores, no tema, nos bichinhos de pelúcia, é praticamente uma terapia. Mas garantir que esse espaço seja acolhedor, criativo e seguro para o seu pequeno, não é uma tarefa tão simples! É preciso levar em consideração alguns cuidados para garantir o bem-estar da criança.

Desde a posição do berço ao tipo de iluminação escolhida, existem diversos pontos importantes que devem ser respeitados para o dia a dia do neném. Pensando justamente nisso, listamos algumas dicas para ajudar você, futuro papai e mamãe, a montar o quartinho do jeito mais perfeito possível.

Cores

Crie um dormitório em tons neutros, tendenciado para uma cor ou elemento predominante. Como por exemplo, aplicar uma cor mais forte no mobiliário e deixar as paredes pintadas em um tom mais suave. Deixe as cores fortes para os brinquedos!

Móveis

Precisam estar de acordo com o tamanho do quarto, acima de tudo. Proporção e funcionalidade são essenciais! Móveis planejados são uma ótima escolha.

Trocador próximo a uma cômoda

Praticidade é fundamental no quarto infantil. E para garantir que a troca de fraldas seja rápida, é importante organizar o trocador em um local que tenha gavetas e prateleiras próximas para armazenar fraldas, talco e os demais acessórios.

Mantenha o berço longe da janela

A iluminação natural é essencial para a criança, mas a janela não pode despertar tanta atenção assim. Para evitar eventuais brincadeiras, mantenha o berço sempre afastado de janelas e, em caso de apartamentos, utilize grades ou rede de proteção nas janelas.

Evite tomadas aparentes

Este será o quarto do seu filho por muitos anos e, em poucos meses ele estará no chão brincando! Por isso, evite tomadas com baixa altura ou, pelo menos, coloque placas de seguranças de difícil remoção nas mesmas. Todo cuidado é pouco!

Aposte em prateleiras

Elas unem o útil ao agradável! Você pode escolher peças que pareçam mais decorativas e ainda sim terá mais lugar para guardar os objetos do bebê, como talcos, fraldas e pelúcias! Prateleiras são práticas, versáteis e fundamentais para otimizar espaços.

Para evitar alergias:

Troque os carpetes por pisos lisos de madeira ou de vinil.

Evite prateleiras acima do berço. Normalmente, seu uso inclui bichos de pelúcia e outros objetos que atraem poeira.

Posicione sua caminha de modo que receba luz solar. Ácaros vivem muito bem em temperaturas próximas a 36ºC, mas quando ultrapassa os 50ºC, eles morrem. Então, expor colchão e travesseiro ao sol é recomendado para eliminar pelo menos os que estiverem na superfície. Quando isso não for possível, utilize capas antialérgicas para colchão e travesseiro.

A nossa dica final é: o excesso é um dos maiores erros presentes em um quarto de bebê. Faça tudo com moderação! Se você se apaixonar por um item da decoração e decidir exagerar, foque no acessórios, pois, caso enjoe, é possível trocá-los sem gastar muito!

Nós, da Comunidade Alô Bebê, queremos saber, você está montando o quartinho do seu filhote? Qual está sendo o seu maior desafio? Conte pra gente! Vamos montar esse lindo cantinho juntos!


 

Comunidade Alô Bebê
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Ler matéria completa
Indicados para você