Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

6 dicas para as avós aproveitarem o tempo com os netos

6 dicas para as avós aproveitarem o tempo com os netos
Alô Bebê
Jul. 18 - 6 min read
000

A vida dos pais não é a única que muda com a chegada de crianças, já que os avós entram em uma nova fase com os seus netos. Muitos ainda ficam um pouco sem saber como aproveitar ao máximo o período em que ficam com os pequenos, então, resolvemos dar algumas dicas para que o tempo com os netos seja o mais proveitoso possível para os avós, pais e crianças.

LEIA MAISQual é o papel dos avós na criação dos netos?

É válido lembrar que, apesar de você precisar pensar em atividades com seus netos, o mais importante é ter um tempo de qualidade com eles, pois muitas vezes apenas estar com os avós é o suficiente para a criança se sentir confortável e acolhida. Aproveite todos esses momentos, mas tente deixar as coisas ainda mais divertidas e proveitosas com as dicas abaixo.

1) Preparar a sua casa para os pequenos

Algo que os avós podem fazer pelos seus netos é preparar a sua casa para a chegada deles. Desde cuidados com as crianças menores, tornando o ambiente o mais seguro possível para evitar possíveis acidentes, até criar um local agradável para as crianças passarem o tempo, você pode tornar a sua casa uma extensão da de seus filhos. Dessa forma, seus netos conseguem se sentir mais à vontade ao visitar os avós.

Tenha filmes que eles gostam de assistir, desenhos, jogos e outros interesses de seus netos para que eles possam aproveitá-los na sua casa. 

2) Criar um ambiente harmonioso para pais, crianças e avós

É muito importante que o relacionamento entre avós, pais e netos seja o mais harmonioso possível. Apesar de as crianças estarem sob a sua responsabilidade, é importante que você não passe por cima da autoridade dos pais. Por isso, envolva seus filhos nas atividades junto com as crianças para entender como é a dinâmica entre eles e ser uma extensão disso.

Dessa forma, as crianças se sentem mais à vontade com os avós, assim como os pais sentem que não terão sua autoridade questionada na maneira como criar seus filhos. Obviamente, existirão aqueles momentos em que os pequenos serão mais mimados pelos avós, algo que já é esperado, mas essa harmonia ajuda a equilibrar as coisas.

3) Cozinhar com eles

Uma atividade bastante interessante e que tende a unir bastante avós e netos é cozinhar. Sim, parece um conceito esquisito, mas preparar alimentos que as crianças gostam de comer pode ser muito divertido, ensina a criança como preparar seus pratos favoritos e, ainda por cima, cria um elo entre avós e netos de um jeito que poucas outras atividades conseguem.

LEIA MAIS  - Como as avós podem ajudar na criação dos bebês

É um bom meio de também introduzir pratos mais saudáveis na alimentação deles, com a ajuda dos pais, fazendo com eles experimentem mais coisas e conheçam esse tipo de alimento. O próprio ato de cozinhar com os avós pode despertar essa curiosidade na criança, algo que pode se tornar muito importante para o seu desenvolvimento.

4) Invente passeios diferentes

Muitas vezes, as crianças já estão acostumadas a fazer um tipo de passeio com seus pais, esperando algo diferente quando vão passar uns dias com os avós. Converse com seus filhos para saber exatamente o que eles têm feito com os filhos e sugira atividades diferentes e, talvez, opostas às normalmente oferecidas.

Caso as crianças estejam acostumadas a ir para a praia, sugira um passeio mais urbano ou um piquenique no parque. Seus netos passam muito tempo dentro de casa? Invente passeios em museus, no campo, cinema, em qualquer outro local em que eles já não estejam acostumados.

Fazendo isso, os avós acabam por formar outro elo com os netos, apresentando novidades e aproveitando com eles cada passeio, marcando suas vidas e criando lembranças que devem durar por vários anos.

5) Participe de todas as atividades com eles

Seja uma avó ou avô muito presente. É muito divertido bolar várias atividades para os netos, mas o mais importante é participar de tudo com os pequenos. Se eles querem assistir a um desenho que você não faz ideia do que se trata, pergunte a eles sobre o que é e trate a situação não como uma figura de autoridade na vida da criança, mas sim como um companheiro naquele momento. Isso faz com que a criança se afeiçoe ainda mais aos avós, querendo participar tanto da vida deles quanto eles da criança.

Veja como são as atividades preferidas dos seus netos e tente conversar com eles sobre o porquê de eles gostarem tanto disso, incentivando aquilo que trará benefícios ao desenvolvimento da criança.

6) Estar presente não é dar presente

Muitos avós confundem a ideia de que para fazer os netos gostarem de passar tempo com eles e ficarem felizes é dar presentes aos pequenos. Apesar de presentear as crianças seja algo que os avós têm vontade de fazer, isso não pode servir como uma muleta para mostrar que está ali, até porque gera a expectativa na criança de sempre ganhar algo quando está com os avós.

Como comentamos nas outras dicas, participe das atividades dos seus netos, converse com eles e conheça seus interesses desde cedo, entendendo melhor como fazer parte de suas vidas. Pode ter certeza que isso fará com que eles também se interessem pelas suas coisas, criando um relacionamento incrível para todos os envolvidos.

LEIA MAIS7 dicas para ajudar o bebê a andar

Obviamente, essas são apenas algumas dicas básicas sobre como aproveitar seu tempo com os netos, mas existem outros meios de aproveitar cada segundo que você passa com eles. Compartilhe nos comentários e com colegas mais ideias que possam ajudar outras vovós que não sabem bem como agir com as crianças e poder criar esse relacionamento bonito com elas.


Report publication
    000

    Recomended for you