Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como cuidar dos pés inchados durante a gravidez?

Como cuidar dos pés inchados durante a gravidez?
Alô Bebê
Jul. 25 - 4 min read
000

A gestação é um período no qual diversas mudanças acontecem no corpo da mulher. Uma delas é o inchaço nos pés, ou edema, que gera preocupação e pode atrapalhar a rotina das grávidas.

LEIA MAIS  - Rinite gestacional: Tudo o que você precisa saber sobre a doença

O inchaço nos pés e nas pernas acontece por diversos fatores e pode ser agravado pelo calor, que provoca uma dilatação maior dos vasos sanguíneos e faz com que o sangue circule mais devagar e aumente a retenção de líquidos no organismo. O calor, entretanto, é apenas uma das possibilidades.

A origem do inchaço

Cerca de 75% das gestantes enfrentam problemas com pés inchados durante a gravidez, condição que começa geralmente entre o quinto e o sexto mês e vai aumentando até o fim da gravidez, podendo permanecer por dias depois do parto.

São diversos os motivos para as grávidas ficarem com os pés inchados. O principal é que, quando o feto está crescendo, o útero aumenta de volume por conta das alterações hormonais; no terceiro trimestre, o crescimento acelerado provoca uma compressão das veias pélvicas e da cava inferior, que recebe sangue dos membros inferiores. Consequentemente, a circulação do sangue das pernas para o coração é dificultada e os pés ficam inchados.

Além disso, a gravidez causa aumento na retenção de líquidos e causa inchaço não só nos pés como nas pernas, nos tornozelos, nas mãos e no rosto. E quem ganha muito peso durante a gravidez sofre ainda mais com o problema.

Como combater o inchaço nos pés?

Assim como existem várias causas para os pés inchados, há muitas formas bem simples de combater o problema. Confira nossas dicas.

1. Consuma menos sal

O sal em excesso no organismo é um dos principais fatores que causam a retenção de líquidos. Por isso, evite ao máximo o consumo de alimentos que contêm altas doses de sódio, como embutidos (linguiça, salame, salsicha, peito de peru), queijos, azeitonas, molho de soja, refrigerantes diet e light.

2. Tome mais água

Manter o organismo hidratado é essencial para combater o inchaço nos pés e nas pernas. Por isso, tome muita água durante a gravidez, pelo menos 2 ou 3 litros por dia.

3. Coma de forma saudável

Existem vários alimentos que favorecem a circulação sanguínea, como frutas, verduras e cereais integrais. Aposte também em alimentos diuréticos, como pepino e melancia.

4. Pratique exercícios físicos

Manter-se em movimento com certeza auxilia na circulação do sangue e na diminuição da retenção de líquidos, já que a circulação venosa das pernas é favorecida quando os músculos da panturrilha estão mais tonificados.

LEIA MAISProdução independente: guia completo sobre ter um filho sozinha

Por isso, tente fazer pequenas caminhadas de pelo menos meia hora diariamente e converse com o seu obstetra sobre as atividades físicas que você pode realizar em cada período da gestação.

5. Corrija sua postura

Pequenas mudanças na rotina, como dormir com os pés elevados, usar um banquinho para apoiar os pés quando estiver sentada e não ficar sentada ou em pé durante muito tempo, ajudam na circulação e evitam pés inchados.

Fique de pernas para o alto e veja como isso faz diferença!

6. Use meias de compressão e evite salto alto

Essas medidas são simples, mas podem fazer uma grande diferença para diminuir ou prevenir os pés inchados. A melhor forma de aproveitar a meia é vesti-la logo pela manhã, antes que o inchaço comece, e permanecer com ela o maior tempo possível, preferencialmente até a noite. Para gestantes, geralmente as meias três quartos (até a altura dos joelhos) são suficientes.

7. Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem nos linfonodos e nos membros que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço. O procedimento costuma ter excelentes resultados, especialmente se aliado a outros itens citados anteriormente nesta lista.

LEIA MAIS  - Bebê pode comer gelatina?

8. Use cremes especiais

Existem vários produtos no mercado voltados para combater os pés inchados, como géis e cremes ricos em óleos especiais que aliviam a sensação e ajudam a diminuir o inchaço, especialmente quando aplicados com uma massagem.


Report publication
    000

    Recomended for you