Comunidade Alô Bebê
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais os principais cuidados com recém-nascidos?

Quais os principais cuidados com recém-nascidos?
Alô Bebê
jul. 6 - 4 min de leitura
000

Parabéns, o bebê finalmente chegou! Foram nove longos meses de espera e de preparação para receber bem e cuidar melhor ainda desse novo membro da família.

Acontece que, quando os pais estão cara a cara com o filho, nem sempre sabem o que fazer exatamente. Por isso, fizemos uma lista dos cuidados com recém-nascido que não podem ser dispensados.

Na maternidade

Entre os cuidados com recém-nascidos, alguns devem ser tomados ainda no hospital. O teste do pezinho, que reconhece mais de 10 possíveis enfermidades, é um direito garantido por lei e os pais não devem abrir mão de jeito nenhum.

Outros testes parecidos, como do olhinho, do coraçãozinho e da linguinha também checam se há doenças congênitas, síndromes ou outras ameaça à saúde do bebê.

O mesmo vale para as vacinas que podem ser ministradas ainda na maternidade, como a vacina contra a hepatite B e a BCG.

Amamentação

Estimular a amamentação é dos cuidados com recém-nascidos mais importantes, porque, ao contrário do que se imagina, amamentar não é simples e nem sempre é uma atividade automática.

As mães precisam ser ensinadas e os bebês, estimulados. Desistir é fácil, porque dá muito trabalho até que a amamentação caminhe sozinha. As mães podem e devem pedir ajuda e todas as maternidades têm equipes de auxílio nessa área.

Mesmo que dê trabalho, o resultado vale a pena. E a imunidade do seu bebê vai agradecer.

Em casa

O bebê chegou da maternidade, segure a onda. Sua casa não é buffet e nem shopping. Visitas, só as mais próximas e só para quem vai ajudar. Cuidados com recém-nascido significa reduzir a circulação de pessoas pela casa, pedir que todos lavem as mãos, não beijem o bebê e evitem carregá-lo no colo.

Não precisa escurecer e silenciar a casa o tempo todo, mas um lar calmo e em paz ajuda o bebê a relaxar e a conhecer mais rapidamente aquela família.

Higiene

Entre os cuidados com recém-nascidos, os que mais enchem os pais de dúvida são aqueles relacionados à higiene. Precisa dar banho todo dia? Melhor sim, mas se estiver frio demais, pular um dia não vai fazer mal.

Os produtos devem ser todos hipoalergênicos e desenvolvidos para bebês. Não são frescuras, são cuidados com recém-nascidos que garantem pele limpa, mas sem irritação.

As trocas de fralda devem ser a cada três horas, ou sempre que o bebê fizer cocô. É preciso limpar com água morna, secar com uma fralda de pano seca, ou com algodão e passar pomada na virilha, na parte externa dos genitais. No caso dos meninos, é preciso puxar o prepúcio para baixo, limpar a região com água morna e soltar. Não precisa passar creme de assadura.

Umbigo

Muitos pais e mães têm aflição com o coto umbilical, mas limar corretamente a região é um dos cuidados com recém-nascidos mais importantes. Cotonete e álcool 70 graus resolvem bem.

Passa no entorno todo e pronto. Naturalmente, o coto seca e se solta sozinho. Depois desse dia, o umbigo propriamente dito deve continuar sendo limpo com álcool, depois do banho, por cerca de 30 dias.

Luz do sol

Os pais devem estar atentos ao aparecimento da icterícia, que deixa a pele amarela e se cura com banhos de luz. Os cuidados com recém-nascido recomendam que o único passeio seja a visita ao pediatra.

À medida que crescem um pouco, podem começar a dar umas voltas de carrinho para tomar sol e conhecer o mundo.

Agora que você conhece os cuidados com recém-nascidos, mãos a obra! Faça sua maquininha de compartilhar e espalhar boas novas para funcionar. As redes sociais são o melhor caminho para fazer a boa informação chegar a quem mais precisa receber. Então, fique à vontade.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você